domingo, 6 de junho de 2010

Tóquio



Para começar não foi a imagem que me escolheu, mas sim eu que a escolhi, uma vez que fui eu que a coloquei aqui e estou a justificar o porquê. As razões que me levaram a escolher esta imagem são simples e objectivas, ora porque representa aquilo que eu gosto, ora porque contém nela o que me interessa de uma maneira mais global. O local a que corresponde esta fotografia é Shibuya (渋谷区), no coração de Tóquio (東京), capital do Japão (日本). Este local é um dos mais famosos do mundo, e a passadeira diagonal que se vê na figura é a passadeira mais movimentada do mundo, imaginem cerca de 1500 pessoas a atravessarem-na cada vez que a luz para peões fica verde, e isso multiplicado pelo número de vezes que isso ocorre ao longo do dia, é algo que nos parece impossível a nós, que vivemos num pequeno país como é Portugal, pelo menos a nível territorial e populacional.

Várias das coisas que me agradam nesta fotografia são a quantidade de pessoas que nela aparecem, as lojas, e o facto de ser noite, e de nela aparecer esta conjugação de “vida” e luz. Para mim é um local em que gostaria de estar todos os fins-de-semana.

Penso que esta imagem acaba por falar por si na maneira como foi “tirada”, de noite e com uma boa captação de luz, e penso também que não teria o mesmo valor e impacto se tivesse sido de dia ou se todas as luzes fossem inexistentes.

O que mais me atrai neste centro urbano é a sua actividade, talvez por divergir por completo da zona “rural” em que vivo, como seria quase qualquer cidade portuguesa ao lado do que nos é exemplificado pela fotografia.

E, porque no que diz respeito a imagens, elas falam por si próprias, não quero roubar-lhes esse lugar, até porque esta acaba por o fazer muito melhor do que eu. E porque, ou se gosta logo à primeira vista da imagem, ou então nem 1000 palavras nos farão mudar de ideias, dou por concluída a exposição da minha opinião sobre a imagem.


Bruno Guimarães, 12º C

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Podes tê-la tu escolhido, com certeza que assim foi, mas ela seduziu-te, assim como tudo o que ela representa ;-)