quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pelos passos de Cesário Verde



Caminho pela avenida e vagueio, divago na minha ignorância de menina "cosmopolita", que compra a sua revista "Vogue" na esquina e baixa os seus óculos de sol ao encarar a rua como uma verdadeira "passarelle". Desfilo por lojas, ansiando ter todos aqueles vestidos magníficos que, na realidade, não mostram quem sou, mas sim quem quero dar a entender que me tornei. Tento desculpar-me com a folia dos meus dezasseis anos e com a sociedade actual, porém sei que isso são apenas fugas a verdades impertinentes, tais como o estar a tornar-me consumista. Subitamente, prende-se-me o olhar num quadro. Nele consigo visualizar uma paisagem realmente exuberante, um campo ladeado de flores, árvores, coberto por um véu misto de cetim azul e branco e, no centro de toda aquela miragem, uma casinha com apenas três janelas e uma porta castanha. Nessa altura, sinto-me "despida" daquela menina da cidade e aterro em todo o vislumbre, no qual corro, corro... como se ansiasse alcançar algo, de facto, como que se desejasse reencontrar-me...


***


E foi assim que, há uma semana atrás, me senti. Enquanto passeava pela rua, um quadro me roubou a atenção e me fez sentir liberta da cidade.
Sempre vivi em Barcelos e não posso dizer que já tenha experienciado viver no campo, contudo reconheço o valor que este tem, tanto para a sociedade como para o ambiente. Embora a sociedade em geral se sinta mais atraída palo litoral e pelas cidades (facto que se pode explicar através do maior número de empregos ou pela facilidade de acesso aos serviços), o campo é agora mais valorizado e, devido à decadência do nosso planeta, até reconhecido, em alguns casos, como património mundial.
A meu ver, estamos numa fase de reflexão de valores. Já lá vai o tempo em que o Mundo "suportava" todas as nossoas asneiras. Actualmente, devemos reconhecer toda a dádiva que nos é dada por, simplesmente, podermos viver !

Mariana Martins, 11ºE

1 comentário:

Fátima Inácio Gomes disse...

Já to tinha dito, Mariana... está brilhante, mas a primeira parte, em particular, está uma verdadeira delícia!...

e, já agora, informação à navegação: este é um texto realizado em situação de teste!