segunda-feira, 26 de março de 2007

"O Guarda da Praia"

18 de Agosto de 2006


Querido Diário,

Estou quase a acabar de ler o livro de que te falei já alguns dias, "O Guarda da Praia", de Maria Teresa Maia Gonzalez.
Este livro é diferente de todos os que já li, talvez esteja relacionado com a época em que o estou a ler. Estou a separar-me dos colegas de turma que me acompanharam desde do primeiro ano e, no livro, o Dunas também ficou sem a mãe, uma das pessoaas mais importantes para ele.
Dunas, o guardião da praia, era um menino destemido e cheio de força e coragem, entrava (continuava a entrar) pela casa que já fora dele, mas que naquele momento era de uma escritora que procurava sossego para acabar o seu livro. A escritora, nas primeiras visitas, ficava aborrecida, porque Dunas comportava-se como se a casa fosse dele, mas destas visitas inesperadas cresceu uma grande amizade entre eles. Através das grandes viagens ao fundo do mar, a escritora que do mar nada sabia, ficou uma das suas melhores amigas.
Tu, melhor do que ninguém, sabes como me apego às pessoas, e como isso muitas vezes me faz mal. O guardião era muito apegado à mãe e, desde que ela morreu, tornou-se o melhor amigo do mar, da areia, de tudo o que faz parte das praias maravilhosas, pelo facto de a mãe estar profundamente coberta de areia húmida e fina. A sua vida passava-se à volta da praia, ele protegia-a e cuidava-a. Ele vivia numa pequena ilha com a avó, que de médicos nada gostava, e o avô vivia na mata onde acabou por morrer no incêndio da sua própria casa.
A partir daqui não li mais nada. Estou muito ansiosa pelo fim.
Este foi o livro que até agora me cativou mais, pela sua história e pelo seu lado misterioso. É um livro recomendável.


Letícia 10ºC

3 comentários:

Fátima Inácio Gomes disse...

Está um comentário equilibrado, mostrando os principais motivos de interesse do livro,sem revelar em demasia (mas falares da morte do avô seja já retira algum suspense, não?).

soraia disse...

Olá. O meu nome é Soraia e tenho apenas 13 anos.
O Guarda da Praia foi o primeiro livro sem desenhos que li, era ainda muito nova. Desde então, a paixão pela leitura e principalmente pela escrita desabrocharam. Um dia espero ser um escritora tão tocante quanto a Maria Teresa Maia Gonzalz é.
Um beijinho especial
Soraia

P.s. : O BLOG ESTÁ MUITO BOM.
PARABÉNS.

Fátima Inácio Gomes disse...

Obrigada pelas palavras, Soraia! :)
E ainda bem que gostaste do nosso blogue ;-)
Teres descoberto assim cedinho o fascínio das palavras é a tua maior conquista! Parabéns.

beijo grande